© 2019 .  Mulheres Empreendedoras do Café de Sta. Rita do Sapucaí . Mantiqueira de Minas 

PALESTRANTES

Marisa.jpg

Embaixadora do Projeto Florada no grupo 3 corações. Sócia fundadora do café Capoeira Coffee e gestora da Fazenda Capoeira Coffee. Produtora e exportadora de Cafés Especiais, reconhecida borla excelência dos cafés produzidos e pelos Processos de Sustentabilidade. Tem um reconhecido trabalho como Líder da Transformação do Protagonismo e Liderança da Mulher no Campo, liderando um Grupo de mais de 400 Mulheres no Campo. E Farmacêutica com MBA em Gestão Empresarial e Pós Graduação em Cafeicultura. Atualmente cursando Especialização em Sucessão e Mercados pelo PENSA.

EMPRESÁRIA DO AGRONEGÓCIO CAFÉ 

MARISA HELENA OLIVEIRA CONTRERAS

Vanusia .jpeg

Possui MBAs e um pós-MBA com focos em Gestão, Marketing e Gestão Avançada de Projetos, todos pela FGV-RJ, e Doutorado em Marketing pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Filha e neta de produtores e comercializadores de café, trabalhou por 15 anos para uma empresa de consultoria e auditoria (Pwc). Iniciou os trabalhos diretamente relacionados a café em 2002 e permanece atuante até hoje, sempre focando os mercados de nicho para os produtos do Brasil. Colabora com as ações da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) - onde é diretora atualmente - desde 2007.

Engenheira de Sistemas e Administradora pela PUC-RJ

VANUSIA NOGUEIRA

Carmem Lucia.JPG

Está à frente das Fazendas Caxambu e Aracaçu, além de implantar um plano de gestão inovador com foco em produção de cafés especiais, criou programas sócio-ambientais que permitiram às fazendas atender diversas certificações que garantem práticas agrícolas sustentáveis e comprometidas com o desenvolvimento da mulher e do homem do campo.

Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA, conselheira da Associação dos Produtores de Três Pontas e foi diretora da Coopasv – Cooperativa dos Pequenos Produtores da Região de Santana da Vargem por três mandatos e participou da primeira diretoria e da criação do capítulo Brasil da Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA.

Profissional de Educação Física e Psicóloga, com doutorado na linha do Imaginário Social e Mitologia e mestrado em Psicofisiologia; pós-graduada em Marketing.

CARMEM LUCIA CHAVES DE BRITO - UCHA

Gelma Franco.jpg

À frente do IL Barista Cafés Especiais - tem sua marca como uma das precursoras do conceito Cafés Especiais no país.

Especialista em cafés, inaugurou a primeira boutique de cafés do Brasil - o IL BARISTA Cafés Especiais-em Fevereiro de 2003, quando a palavra barista ainda não constava no dicionário da língua portuguesa. Ganhou o prêmio de Mulher Empreendedora em 2005, pelo Prêmio SEBRAE, por seu pioneirismo nos conceitos de cafés especiais e barismo no Brasil. Gelma foi uma das sócias fundadoras e diretora de marketing, por 6 anos, da ACBB – ‘Associação Brasileira de Café e Barista’ e é juíza certificada para campeonatos. Participa de diversos workshops internacionais e ministra cursos como Análise Sensorial de Cafés – Metodologia SCA; Cafeólogie – no Le Cafheoteque Paris; Curso Avançado de Torra AST - SCA, Técnicas de Barista, Latte Art e Métodos de Preparo de Café.

Empresária, Palestrante e Coach

GELMA FRANCO

Proença_Mariana (002).jpg

Desde 2006 é diretora de conteúdo da Café Editora e responsável, dentre outros projetos, pela direção de redação da Revista Espresso. Desenvolve, desde a primeira edição, a curadoria da maior feira de cafés especiais do País, a Semana Internacional do Café, além de ser uma das idealizadoras do Prêmio Coffee of The Year e da criação do Encontro da Aliança das Mulheres do Café (IWCA Brasil). Coordena o pioneiro Guia de Cafeterias do Brasil (impresso e aplicativo) e foi responsável pelas revistas institucionais da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) em mais de 8 línguas, para diversos países.

 

Realiza palestras em eventos no Brasil e no mundo sobre mercado, tendências de consumo, empreendedorismo e inovação no café. Tem sua própria coluna na Revista Espresso na qual aborda as conexões entre as pontas do setor e as histórias que viveu e vive ao longo dessa mais de uma década de experiência e dedicação ao café e seus profissionais.

Especialista em café e formada há 15 anos em jornalismo pela PUC-SP

MARIANA PROENÇA

Luisa.jpg

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é apresentadora do Café com TV, programa voltado para o agronegócio, da TV Alterosa, filiada do SBT. Empresária da Plata Digital, empresa especializada em Agromarketing. Luisa também é técnica em cafeicultora e produtora de café especial da Fazenda Baixadão. 

Apresentadora do Café com TV

LUISA NOGUEIRA

Priscila.jpg

Especialização em Negociações Internacionais - Fundação Getúlio Vargas

MBA em Marketing - ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Especialização em Agribusiness - Universidade Federal de São Paulo - USP

Especialização em Administração Rural - Fundação João Pinheiro/Universidade Federal de Lavras/UFLA

Especialização em Análise de Projetos - Fundação Getúlio Vargas – RJ

Washington-DC, EUA - Estágio em Economia na Georgetown University.

Graduação em Economia - Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG

Gerente de agronegócios do SEBRAE Minas

PRISCILLA LINS